modos barraca, de viver [2]

 o pântano





vou sempre habitar esse pântano
acumulando restos de tudo o que foi
vou dizer
sem som
o barulho
de lá. do pântano.
vou dizer
a antônia que vive aqui embaixo comigo
não me ouve
no pântano.
um pó denso
sem vista.
 o viaduto as horas do dia
um fio escorre dessa repetição espessa
vou sempre viver aqui.
nada se vê
no pântano de superfícies abertas
sem muros
um corpo arrombado
e todo mundo nele dentro dele
sobre
ele, claro, isso aqui é um pântano.
a poesia
que tem a sonia que não me ouve
não ouve
mas vive comigo
o viaduto
(comigo não é uma expressão que se use no pântano)
por onde tudo escorre
melhor dizer assim
escorre
do que comigo
no pântano. não há nada de profundo
que permita
algo ser – estar – um comigo.
como aqui
isso é um pântano.
vocês não conhecem viver na superfície esburacada
viver furada
estuprada
arrombada
escutando o corpo
de vocês
e os dias
nessa espessura lisa
o chão
onde nada se vê
tudo o que você porventura havia visto
é inimaginável
no pântano também não se imagina
nem com fé
ou religião
não
- veja isso aqui é um pântano -
não porque a realidade viva aqui
[isso vocês ainda não sabiam]
não conhecem o pântano
a realidade é um direito que nos foi arrancado
a realidade é um direito
aqui não há essa palavra
ou fé
há o buraco dela
o meu. outros.
ah, assistam, ah
a realidade é só pra quem pode pagar
aqui, no pântano
ela deixa de existir
há o que vive
leve
como a minha saia levantada
toda noite. por ele. você. outros.
há um todo o mundo que passa
por aqui
não há hora
e se suspende
sim, a realidade
a saia. sim. a saia. a realidade.
isso não
não é um lugar
esqueça
querer saber não te ofertará um pântano
nenhuma saída
pare de ler essas coisas
porque nada vive na palavra
pântano
nem na ilusão de profundidade que a traça
-a palavra-
pântano, claro
não, pântano é outra coisa
a ilusão de profundidade que traça
é um rasgo
apenas
um rasgo
entre nós
um raio
era essa a parte da palavra com a qual sonhavam – tomem.
isso aqui é outra coisa
não há oferta
vejam. a palavra
e o que nela se escreve
sem oferta
só pântano
palavra, quero dizer
quero dizer
veja
não há convite
não entre
não há saída
sem porta
e sem palavra
só pântano
há.








Comentários